Palavra do Bispo

“Em vão trabalham os operários se o Senhor não construir a casa (Sl 126,1)”

Ao iniciarmos o ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2018, no qual celebramos o 20º Aniversário da Diocese de Itapetininga, os nossos sentimentos são de alegria, gratidão e louvor a Deus, que nos tem cumulado com muitas graças e bênçãos no desenvolvimento da Missão Evangelizadora em nossa realidade.

Tudo é dom de Deus! “Em vão trabalham os operários se o Senhor não construir a casa (Sl 126,1)”. O Senhor fez por nós maravilhas, Santo é o seu Nome!

2018 é o Ano Nacional do Laicato, isto é: dos cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino – “Sal da Terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14)”.

Queremos conscientizar os cristãos leigos e leigas – todos os que pelo Batismo e pela Crisma são “verdadeiros sujeitos eclesiais” e estão mergulhados na realidade do mundo: família, trabalho, política e outros segmentos da sociedade – sobre sua identidade, vocação, espiritualidade e missão: testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na Sociedade.

Somos gratos a tantos leigos e leigas que assumem como cristãos comprometidos suas tarefas no mundo e também na Igreja promovendo o bem e sendo sinais da presença do Reino de Deus.

Precisamos contar com todos: homens e mulheres abnegados e dedicados na promoção do bem comum, da justiça, da vida e da dignidade humana, construindo a paz. Deus nos ama, nos chama e nos envia. Que nossa resposta seja generosa: “Eis-me aqui, Senhor”.

Em 2018 teremos a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos (Mt 23, 8)”.

Precisamos superar a violência que está nas mãos do mundo e sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7, 21). “Basta de guerra e violência, ó Deus Clemente! (Mq 2, 2)”. Este é o clamor dos filhos teus em oração.

Vamos viver o respeito, a justiça, o diálogo e a paz nas famílias, no trânsito, no trabalho e na sociedade. Vamos acolher e tratar bem as pessoas. Injustiças, exclusão e corrupção estragam vidas e destroem a Criação.

Em outubro de 2018 teremos, em Roma, o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens. O Papa Francisco quer ouvir os jovens do mundo inteiro. Para isso, receberemos um questionário através do qual os jovens poderão manifestar suas opiniões. Deste modo, o Sínodo auxiliará o Santo Padre em proporcionar aos jovens uma mensagem de esperança, coragem e incentivo na busca da verdadeira felicidade.

O povo brasileiro, em 2018, também será convocado às urnas para a eleição de seus governantes: Presidente, Senadores, Deputados Federais, Governador e Deputados Estaduais. É hora de responsabilidade e manifestação de cidadania consciente, que exige debate sobre as funções a serem desempenhadas e as propostas apresentadas.

Teremos também este ano, a Copa do Mundo de futebol, que será realizada na Rússia. Mais importante que assistir e torcer, o que pode ser um bom entretenimento, é que as pessoas sejam estimuladas a terem em suas vidas atividades físicas, e dentro de suas possibilidades pratiquem esporte e lazer. É um direito saudável de todos.

Contando sempre com a intercessão de Nossa Senhora, a primeira e a mais importante Leiga, juntamente com São José e toda a Sagrada Família, desejamos a todos um ano repleto de Esperanças e Realizações e muitas Graças e Bênçãos de Deus, que é +Pai, +Filho e +Espírito Santo. Amém!

Clique aqui para postar um comentário

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!