Assembleia Regional aponta caminhos aos Catequistas como sujeitos eclesiais

Na imagem acima, (da esq. p/ dir.) André, Elisabeth, Ângela, Rogério, Padre Marcelo, Andréia, Cláudia, Maristela, Seminarista Erickson, Sandra, Hortência e Renilda; (agachados) Lourdes e Lucival

Entre os dias 14 a 16 de novembro, na casa das Irmãs Agostinianas realizou-se a Assembleia Regional de Catequese do Regional Sul 1 da CNBB com representantes das 8 sub-regiões pastorais. Os 120 participantes refletiram o tema central da Assembleia sobre “O leigo: sujeito na história e no mundo”, em comunhão com toda a Igreja do Brasil que vive o ano nacional do Laicato. Estiveram nesta assembleia, representando a Diocese de Itapetininga, as coordenadoras diocesanas da Pastoral da Catequese, Cláudia Moraes e, do Batismo, Andréia Gonçalves.

Andreia e Cláudia, da Diocese de Itapetininga

A assembleia foi assessorada pelo Prof. Dr. Joel Gracioso, pós-graduado em filosofia e teologia e pelo Prof. Dr. Érico Fumero, da diocese de São José do Rio Preto. Na abertura realizou-se a memória dos frutos colhidos pela Iniciação à Vida Cristã nos últimos anos. Ainda no primeiro dia, com a colaboração do prof. Érico, dando algumas pistas sobre o documento 105 da CNBB com tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo”. No sábado (15/09) o prof. Dr. Joel pode, desde sua experiência eclesial, apontar caminhos de reflexão sobre a natureza e função dos leigos na Igreja e na sociedade.

Para o Padre Marcelo Machado, assessor do Regional Sul 1 da Animação Bíblico-catequética, “o encontro foi uma oportunidade de retomar o tema do laicato na Igreja. ainda mais com os catequistas porque são um grupo volumoso de leigos e leigas nas nossas comunidades”.

Assembleia Regional de Catequese (foto: Assessoria/CNBB Sul 1)

O assessor encerrou-se a assembleia no domingo (16) com orientações práticas, possibilitando algumas lembranças do Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, em vista do ministério dos catequistas como sujeitos eclesiais.

Ainda de acordo com o sacerdote, “o desafio, sem dúvida, é conscientizar a Igreja da importância de reconhecer os leigos e leigas como sujeitos eclesiais da evangelização. Um tema muito querido no último Concílio Ecumênico e que sem dúvida, fortalece a comunidade nos seus diferentes carismas e ministérios”.

A Assembleia foi em preparação a 4ª Semana Brasileira de Catequese sobre a Iniciação à Vida Cristã, organizada pela Dimensão Bíblico Catequética, a acontecer em Indaiatuba-SP (Itaici), entre os dias 14 e 18 de novembro de 2018.

Com informações da CNBB Sul 1.