Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais. (Igreja e comunicação rumo ao Novo Milênio – Estudos da CNBB 75).

Por meio da comunicação, seja pessoal ou por meio de qualquer instrumento, o agente da Pascom busca: anunciar o Evangelho; promover a comunhão dentro da Igreja, entre os fiéis, o clero, as pastorais, movimentos; realizar uma comunicação interna (para os envolvidos na vida eclesial) e externa (para os que estão fora e para os demais meios de comunicação).

Como foi dito acima, a Pascom deve promover a comunhão. Então, precisa também realizar essa comunhão da Paróquia com a Diocese. O que acontece na sua Paróquia pode interessar a tantas outras pessoas. E é por meio da Diocese que elas podem ter conhecimento desses acontecimentos.

A Pascom precisa atuar como uma grande rede, que possui os seus diversos pontos espalhados por toda a Diocese, mas todos estão interligados. Por isso, é importante fazer com que as informações de cada Paróquia sejam disponibilizadas para todos. Para fazer isso, é só enviarem a agenda da Paróquia, o material que produzirem na cobertura dos eventos para o e-mail: [email protected].

Assessor Eclesiástico: Pe. Sirlei Aparecido de Oliveira.

Jornalista Responsável: Samuel Rocha Medeiros (MTB 80284/SP).

Coordenadora: Ana Laura Holtz (Itapetininga/SP).