Notícias da Diocese

Conselho Diocesano de Pastoral reflete sobre “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) esteve reunido neste domingo (16/09) no salão da Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP). A reunião com coordenadores diocesanos de Pastorais, Movimentos e Associações contou ainda com a participação de Carla Aparecida Madureira, membro do núcleo diocesano do Setor Juventude e de Graziele de Camargo, membro do núcleo e representante do Setor Juventude da Região Pastoral Tatuí.

Dom Gorgônio convidou os coordenadores a refletir sobre o tema do Sínodo dos Bispos, que se realizará em outubro próximo, sobre “Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Com um breve resumo, resultado do questionário respondido por milhares de jovens do mundo todo, o bispo abordou as palavras-chaves que nortearão o Sínodo: escuta, acompanhamento, conversão, discernimento, desafios, vocação e santidade.

Pe. Carlos, novo coordenador do CDP

Divididos em grupos, os participantes responderam ainda a três perguntas: “1. O que estamos realizando dentro do objetivo de evangelizar os jovens? 2. Como acolher e motivar os jovens na participação da Igreja? 3. O que os jovens necessitam da Igreja?”. Um ponto comum nas respostas dos grupos foi o reconhecimento da necessidade de receberem apoio por parte dos sacerdotes, bem como de acolhe-los melhor e ouvi-los.

Além da reflexão do encontro, Dom Gorgônio ainda apresentou e acolheu o novo coordenador do CDP, o Pe. Carlos Eduardo de Oliveira. Ele foi eleito pelo Presbitério na reunião dos padres da Diocese em agosto passado. Ele estará à frente das reuniões do CDP pelos próximos dois anos (2019-2020).

No fim da reunião, as pastorais e movimentos presentes entregaram suas agendas de eventos para 2019. Aqueles que não puderam estar presentes no CDP, devem enviar a agenda até o próximo dia 1º (segunda-feira) no email [email protected] .

Fotos: Assessoria de Comunicação/Pe. André Luiz Garcia

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!