Diocese de Itapetininga

Com seu território desmembrado da Arquidiocese de Sorocaba (SP) e anexada uma Paróquia da Diocese de Itapeva (SP), tem seu território conforme os limites dos municípios de Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Angatuba, Paranapanema, Alambari, Sarapuí, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Torre de Pedra e Quadra.

Sua extensão territorial é de 7.948 km², limitando-se com as Arquidioceses de Sorocaba e Botucatu e com as Dioceses de Itapeva e Registro. Juntamente com Jundiaí, Itapeva, Sorocaba e Registro compõe a Província Eclesiástica de Sorocaba e a Sub-região pastoral de Sorocaba no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua população atual é de, aproximadamente, 450 mil habitantes.

Tem 40 Paróquias e seu presbitério, tendo como cabeça Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, está constituído de 54 Presbíteros e 106 Diáconos. Tem como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira da Paróquia mais antiga localizada em Itapetininga (SP) e que é nossa Catedral.

A Diocese de Itapetininga foi criada pelo papa João Paulo II através da bula papal Apostolicum Munus, no dia 15 de abril de 1998. Instalada solenemente pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba Dom José Lambert (in memorian) no dia 19 de julho do mesmo ano, no mesmo dia Dom Gorgônio recebeu a plenitude do sacramento da Ordem no Episcopado e foi empossado como primeiro Bispo desta diocese.

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!