Notícias da Diocese

Dom Gorgônio participará de inauguração de “Marco da Paz”

No próximo dia 10 (sábado), Dom Gorgônio estará presente na inauguração do “Marco da Paz”. O Marco está instalado na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da Prefeitura de Itapetininga. Neste sábado, às 9h acontecerá a Solenidade de homenagem póstuma e denominação da Praça dos Três Poderes “Desembargador Theodomiro Dias” e, logo após, às 10h a inauguração do monumento. O evento marca o encerramento das comemorações do 248º aniversário de Itapetininga.

Segundo o site www.marcodapaz.org.br, “O Marco da Paz é um monumento único no gênero. Foi criado, entre outras coisas, para inspirar na Humanidade a importância da Cultura da Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor. O Marco da Paz é um monumento idealizado por Gaetano Brancati Luigi, nascido na Itália durante a 2ª guerra mundial. Este símbolo criado em forma de um arco com a pomba e o sino já ganhou o mundo e marca presença nos cinco continentes”.

O vice-prefeito de Itapetininga, Coronel Josué Alvares Pintor, foi o coordenador da construção do monumento junto à Associação Comercial de Itapetininga, uma vez que, a iniciativa é da sociedade civil. Conforme a assessoria dele, o monumento foi construído a partir de contribuições de vários segmentos, entre eles, autoridades civis e militares, denominações religiosas, instituições educacionais, entre outros representantes da sociedade.

A inauguração contará também com a presença do idealizador do monumento, Gaetano Brancati Luigi. Além do nosso Bispo diocesano estarão presentes o Vice-Prefeito; o presidente da ACEI e presidente do núcleo do projeto de construção do marco, Benedito Sampaio, entre outras autoridades que contribuíram com a construção.

Na base da imagem, conforme a assessoria do vice, será instalada uma cápsula do tempo com informações da construção do Marco, entre outros dados que serão colocadas por 35 crianças com idades entre 4 e 12 anos. Elas serão as guardiãs do Marco. A proposta, conta a assessoria, é de que daqui a 25 anos elas possam abrir a cápsula e fazer memória da inauguração.

Foto:  Assessoria/Prefeitura de Itapetininga

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!