Notícias da Diocese

Dom Gorgônio participará de inauguração de “Marco da Paz”

"Marco da Paz" na praça dos Três Poderes Desembargador Theodomiro Dias, em Itapetininga (SP).

No próximo dia 10 (sábado), Dom Gorgônio estará presente na inauguração do “Marco da Paz”. O Marco está instalado na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da Prefeitura de Itapetininga. Neste sábado, às 9h acontecerá a Solenidade de homenagem póstuma e denominação da Praça dos Três Poderes “Desembargador Theodomiro Dias” e, logo após, às 10h a inauguração do monumento. O evento marca o encerramento das comemorações do 248º aniversário de Itapetininga.

Segundo o site www.marcodapaz.org.br, “O Marco da Paz é um monumento único no gênero. Foi criado, entre outras coisas, para inspirar na Humanidade a importância da Cultura da Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor. O Marco da Paz é um monumento idealizado por Gaetano Brancati Luigi, nascido na Itália durante a 2ª guerra mundial. Este símbolo criado em forma de um arco com a pomba e o sino já ganhou o mundo e marca presença nos cinco continentes”.

O vice-prefeito de Itapetininga, Coronel Josué Alvares Pintor, foi o coordenador da construção do monumento junto à Associação Comercial de Itapetininga, uma vez que, a iniciativa é da sociedade civil. Conforme a assessoria dele, o monumento foi construído a partir de contribuições de vários segmentos, entre eles, autoridades civis e militares, denominações religiosas, instituições educacionais, entre outros representantes da sociedade.

A inauguração contará também com a presença do idealizador do monumento, Gaetano Brancati Luigi. Além do nosso Bispo diocesano estarão presentes o Vice-Prefeito; o presidente da ACEI e presidente do núcleo do projeto de construção do marco, Benedito Sampaio, entre outras autoridades que contribuíram com a construção.

Na base da imagem, conforme a assessoria do vice, será instalada uma cápsula do tempo com informações da construção do Marco, entre outros dados que serão colocadas por 35 crianças com idades entre 4 e 12 anos. Elas serão as guardiãs do Marco. A proposta, conta a assessoria, é de que daqui a 25 anos elas possam abrir a cápsula e fazer memória da inauguração.

Foto:  Assessoria/Prefeitura de Itapetininga

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!