Notícias da Diocese

“Fátima, o último mistério” estreia em Itapetininga nesta quinta (13)

É a vez dos itapetininganos assistirem ao documentário “Fátima, o último mistério” que estreia no dia 13 (quinta-feira) no cinema da cidade. O filme já foi visto por mais de 130 mil pessoas e já passou por mais de 60 cidades do país. Até agora, foi exibido em 12 países e traduzido ou dublado em 10 idiomas. Em Itapetininga (SP), o filme será exibido pelo Grupo Cine que tem salas cinematográficas no shopping do município. As sessões são dubladas e estão disponíveis às 15h30 e 19h15. O documentário tem duração de 80 minutos e pode ser assistido por crianças com idade a partir de 10 anos.

A previsão inicial era de que 25 cidades brasileiras recebessem o filme. Atualmente, o filme já estreou em mais de 60 e esse número continua crescendo. As pessoas precisam solicitar a apresentação do filme em suas cidades e, não precisa ser exatamente em uma sala de cinema, podem se organizar em grupos para assistir em teatros e outros locais. Basta contatar-nos”, conta a Coragem Distribuidora, empresa responsável pela distribuição da licença no Brasil.

O filme fica em cartaz no cinema de Itapetininga (SP), a princípio, até a próxima quarta-feira (19), mas pode ter sua temporada prolongada. Segundo a distribuidora é possível estender a temporada. “Todo filme estreia por uma semana e, é avaliado na semana seguinte. Se obteve as salas lotadas, fica mais uma semana em cartaz. Se lotar todas as semanas pode ficar de 4 a 5 semanas, dependerá das estreias da semana e sempre da lotação do público. Em Osasco (SP), por exemplo, o documentário é exibido pela quinta semana consecutiva devido a grande procura do público”.

“Fátima, o último mistério”

Cenas da gravação de uma procissão em Fátima/Portugal

“Marcou Fátima a história do mundo?” é a indagação que o documentário faz ao demonstrar que, “estranhas coincidências parecem indicar que as misteriosas aparições de Fátima têm marcado o rumo da história destes 100 últimos anos. Poderia a mensagem de Fátima nos dar chaves sobre nosso futuro? Esta é uma das grandes perguntas que o filme documentário tenta revelar. Baseado em dados reais e na opinião de especialistas, revela fatos ignorados e oferece uma visão global apaixonante. As cenas de ficção e as encenações das aparições potencializam o interesse desta rigorosa pesquisa”, pontua o diretor Andrés Garrigó.

Na história do filme, “Mônica (Eva Higheras) é convidada para editar um documentário sobre as consequências das aparições de Fátima. Ela, agnóstica, se depara então com acontecimentos extraordinários que a questionam e inesperadamente mudam sua vida. O que Fátima tem a ver com a Revolução Russa e as duas guerras mundiais? Por que João Paulo II não morreu assassinado? Poderia a mensagem de Fátima nos dar chaves sobre o nosso futuro? Baseado em fatos reais e opiniões de especialistas, este filme revela eventos ignorados e oferece uma visão global apaixonante”.

Bastidores

Entrevista com bispo de Leiria-Fátima (Portugal), Dom Antonio Marto, para o documentário

O diretor do filme e roteirista Andrés Garrigó afirma que “desde a década de 1950 até hoje esses filmes [anteriores a ao documentário] nos disseram – e não inteiramente – o que a Virgem disse e profetizou. Mas nenhum nos disse em detalhes se o que ela disse se cumpriu de verdade e como mudou o mundo. Nosso filme responde a essa pergunta: se a Virgem agiu em 1917, ela permaneceu “desempregada” nos 100 anos seguintes? Este filme pretende provar completamente… que não”.

Para Garrigó, essa cadeia de “coincidências” históricas é para alguns dos 30 entrevistados uma relação de “causa e efeito”. “Um padrão pode ser derivado dela: se a humanidade faz o que a Virgem pede, a paz é alcançada; caso contrário, a guerra continua. No filme mostramos a terceira parte do segredo. Nele vemos um anjo com uma espada de fogo apontando para o mundo como se fosse incendiá-lo. A Virgem o impede, enquanto o anjo repete três vezes a palavra “penitência”. O que significa isto? De acordo com os nossos especialistas, parece que o futuro, a paz, está dependendo da resposta da humanidade ao chamado do Céu. É claro que o filme não cai em interpretações catastróficas ou esotéricas. A realidade já é forte o suficiente por si só, como o Papa Francisco frequentemente dá a entender”.

Assista ao trailer oficial do filme:

Você pode também dar a sua opinião sobre o filme na fanpage do documentário. Acesse AQUI.

FICHA TÉCNICA

País: Espanha
Gênero: Documentário
Duração: 80 minutos
Distribuidor: Coragem Distribuidora
Elenco: Eva Higueras, Fran Calvo, Carlos Cañas, Cristina González Del Valle, Álex Larumbe
Roteiro: Andrés Garrigó, Pedro Delgado, Josemaría Muñoz
Produção Executiva: Josemaría Muñoz, Ruben Ortega Ruiz
Produção: Andrés Garrigó
Direção: Andrés Garrigó
Informações: www.fatimaoultimomisterio.com.br

Com imagens e informações de Goya Produções e Coragem Distribuidora.

PALAVRA DO BISPO

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!

FACEBOOK