Pastorais

Irmandade do Santíssimo Sacramento

A Irmandade (ou Confraria) do Santíssimo Sacramento nasceu em Roma, na Igreja de Santa Maria sopra Minervam, no início do século XVI. Foi aprovada em 1539, pelo Papa Paulo III, e mais tarde difundida para várias nações. Foi confirmada e recomendada por outros pontífices e pelo Código de Direito Canônico, de 1918, no cân. 711.

No dia 23 de novembro de 1901 foi realizada uma grande reforma em seu estatuto, o qual foi revisado e aprovado, no dia 24 de janeiro de 1902, pelo então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta. Em 08 de junho de 1944, festa de Corpus Christi, foi publicada a revisão geral dos estatutos das Irmandades do Santíssimo Sacramento em nível arquidiocesano por Dom Helvécio Gomes de Oliveira. A última revisão deste instrumento normativo foi aprovada por Dom Oscar de Oliveira e publicada no dia 25 de janeiro de 1987.

A sua espiritualidade se manifesta nas adorações noturnas, na participação das celebrações Eucarísticas e na presença ativa na preparação e organização das cerimônias.

PALAVRA DO BISPO

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!

FACEBOOK