IRMÃS DOMINICANAS CELEBRAM 150 ANOS COM MISSA NESTE DOMINGO (15)

Neste domingo, 15, as Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz participarão da Santa Missa às 19h no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga. A celebração que será presidida por Dom Gorgônio é uma das atividades comemorativas ao Jubileu de 150 anos de fundação da Congregação.

A abertura oficial do Jubileu foi realizada em Aparecida (SP), no dia 12 de julho deste ano, em uma Missa na Basílica Nacional de Aparecida. Na ocasião, as Irmãs Dominicanas residentes em Itapetininga e região partiram em romaria até a cidade para celebrar a data junto com os demais membros de comunidades espalhadas pelo Brasil.

Histórico

A congregação das Irmãs Dominicanas de São José de Ilanz foi fundada em 15 de novembro de 1865, na Suíça, pelas mãos do Pe. João Fidel Depuoz. Vendo o sofrimento do povo com a falta de hospitais e de escolas para meninas, o Pe. João iniciou a fundação da obra Amor Divino. Mas nem ele e nem a co-fundadora, Madre Maria Theresa, viram a oficialização do Instituto que só, em 1894, foi aprovado seguindo como base a Ordem Dominicana.

No Brasil

No Brasil, a congregação está há 63 anos em funcionamento. E foi fundada por três Irmãs Dominicanas que fugiram da 2ª Guerra acompanhando famílias europeias que vinham se refugiar no país, na cidade Guarapuava, Paraná. Desta forma, nasceu a obra missionária da congregação com o carisma “Viver o amor misericordioso de Deus com alegria”. Em Itapetininga, as Irmãs se instalaram em 1972 como sede regional da instituição.

Foto: Fanpage/Irmãs Dominicanas/Arquivo