Região Itapetininga

Paróquia São Roque

HORÁRIOS DE MISSA
Matriz
Quarta às 19h30 | 2ª quinta-feira às 16h| 1ª sexta-feira às 19h30 | Sábado às 19h30 | Domingo às 8h, 11h e 19h.
Comunidades
Comunidade São Lázaro (Vila Alves): sábado às 18h;
Comunidade São Domingos de Gusmão (Vila Carolina): sábado às 19h30;
Comunidade Bom Pastor (Jardim Bela Vista): domingo às 9h30
Comunidade Cristo Rei (Vila Sotemo): domingo às 9h30;
Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Vila Nastri): domingo as 17h;
Comunidade São Bento (Parque São Bento): domingo às 17h;
Comunidade São Judas (Bairro do Porto): uma vez por mês sem data definida.

História

No dia 23 de setembro de 1978, por iniciativa do Cônego Luiz de Almeida Moraes, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, foi instalada a Paróquia São Roque. A celebração e instalação foram presididas por Dom José Melhado Campos, Bispo da Diocese de Sorocaba. O primeiro Pároco foi o Padre Luis José Paillard, que permaneceu aqui até 6 de fevereiro de 1983. A partir desta data a Paróquia foi conduzida pelo Padre Ademar Bortoleto Arruda, até o dia 3 de fevereiro de 1985, quando Padre Luiz Carlos da Silva o sucedeu, permanecendo nela até o dia 27 de fevereiro de 1988. Deste dia em diante a Paróquia foi confiada ao Padre José Benedito Cardoso.

Em setembro de 1978 a Paróquia contava com uma população de 11.000 (onze mil) habitantes. Hoje a população aproxima-se de 40.000 (quarenta mil) habitantes.

Nestes vinte e cinco anos muitas pessoas colocaram seus dons a serviço desta Paróquia, dando sua contribuição para a evangelização.

Até janeiro de 2010 a Paróquia são Roque era formada por 24 comunidades:. Na área rural: Comunidade Nossa Senhora das Dores do Bairro do Pinhal; Comunidade São João Batista da Fazenda Vista Alegre; Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro do Moquém; Comunidade Santa Cruz do Distrito do Tupi; São Francisco de Assis no Itarecreio; Imaculado Coração de Maria no distrito do Tupi; Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Assentamento 23 de maio; Comunidade Santo Antonio do Distrito do Rechã; Comunidade São Pedro do Bairro Vira Copos; Comunidade São Judas Tadeu do Bairro do Porto; Comunidade São Pedro do Bairro do Curuçá; São João Batista no bairro Campo do Meio; Maria Santíssima no Bairro Cercadinho. Na área urbana: Comunidade Cristo Rei da Vila Sotemo; Comunidade Bom Pastor do Jardim Bela Vista; Comunidade São Bento do Parque São Bento; Comunidade São Domingos da Vila Carolina; Comunidade Sagrado Coração de Jesus na Vila Nastri; Comunidade São Lázaro da Vila Alves; Comunidade Santo Expedito e Nossa Senhora de Fátima da Vila Palmeira e CDHU; Comunidade Jesus Misericordioso da Jardim Leonel; Comunidade Divino Espírito Santo da Vila Regina; Comunidade São Francisco de Assis da Vila Mazzei; Comunidade Nossa Senhora das Graças da Vila Reis; Comunidade São Roque da Vila Rio Branco. Além destas comunidades, havia também três lugares de culto: Lar São Vicente de Paula; Casa da Criança e Cemitério São João Batista e do Santíssimo.

Em fevereiro de 2010, com a criação da Paróquia Bom Jesus e São Roque no Distrito do Bom Retiro em Angatuba, sete comunidades da Paróquia São Roque foram incorporadas a nova Paróquia, sendo elas: Santo Antonio do Recha; Nossa Senhora Aparecida da Granja Alvorada; São Francisco de Assis do Itarecreio; Nossa Senhora Aparecida do Assentamento 23 de maio; Imaculado Coração de Maria do Distrito do Tupi; Santa Cruz do Distrito do Tupi; Nossa Senhora Aparecida do Bairro do Moquém.

Em Janeiro de 2011, com a criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, oito comunidades da Paróquia São Roque constituíram a nova paróquia, sendo elas: Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Santo Expedito na Vila Palmeira; São Pedro no Bairro do Curuçá; Nossa Senhora das Dores no Bairro do Pinhal; São João Batista na Fazenda Vista Alegre; São Francisco de Assis na Vila Mazzei; Jesus Misericordioso no Jardim Leonel; Divino Espírito Santo na Vila Regina e a Comunidade Nossa Senhora das Graças na Vila Reis que se tornou Igreja Matriz.

Hoje a Paróquia São Roque conta com oito comunidades, sendo elas: São Judas Tadeu no Bairro do Porto; Cristo Rei na Vila Sotemo; Bom Pastor no Jardim Bela Vista; São Bento no Parque São Bento e Residencial Cambuí; São Domingos na Vila Carolina; Sagrado Coração de Jesus na Vila Nastri; São Lázaro na Vila Alves e Igreja Matriz São Roque. Além destas comunidades temos dois lugares de culto: Lar São Vicente de Paula e Casa da Criança.

Quanto as pastorais movimentos e ministérios temos: Pastoral do Batismo; Pastoral da catequese com criança e adolescente; Catequese com adultos; Encontro de Casais com Cristo; Círculos Bíblicos; Novena de Natal; Campanha da fraternidade; Apostolado da Oração; Grupos de Oração; Legião de Maria; Grupos de Jovens; Pastoral do Dízimo; Pastoral Vocacional; Pastoral Litúrgica; Pastoral da Saúde; Pastoral do meio ambiente; Pastoral com a pessoa idosa; Pastoral familiar; Pastoral da Acolhida; Pastoral da Terceira Idade; Pastoral da Moradia; Pastoral da Criança; Ministérios de canto; Pastoral missionária; Ministros (as) extraordinários da comunhão eucarística; Ministros da Palavra; Ministros de exéquias; Ministérios de acólitos; Coroinhas; Congregação Mariana; Vicentinos; Casa da Amizade; Conselho de Assuntos Econômicos (CAE).

A Paróquia tem duas festas tradicionais: a Festa do Padroeiro que acontece sempre no mês de agosto e a Festa do Milho Verde que acontece no final de janeiro e início de fevereiro.

Atualmente, o Revmo. Pe. José Benedito Cardoso é o Pároco e o Revmo. Pe. Ademar Bortoleto Arruda é o Vigário Paroquial.

A matriz está localizada na rua Pe. Carlos Regatieri, 71, Vila Rio Branco, Itapetininga-SP. Os telefones da secretaria paroquial são (15) 3271-3211/99816-4188 e o email é o [email protected] .

Clique aqui e acesse o nosso site

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!