Notícias da Igreja

Sacerdotes do Sagrado Coração reunidos no Capítulo Geral em Roma

Os Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como padres dehonianos, iniciaram em 14 de julho na sua sede geral, em Roma, o XXIV Capítulo Geral, que se estenderá até o dia 27.

Um Capítulo ordinário na forma – como explica um comunicado – mas excepcional na ocasião da sua convocação, devido à nomeação, há quatro meses, do Superior Geral padre Heiner Wilmer como bispo da Diocese de Hildesheim, na Alemanha.

As tarefas do Capítulo serão discernir a vontade de Deus e eleger os novos representantes do Governo Geral da Congregação, que serão responsáveis pela execução das linhas de projeto traçadas, e pela elaboração de estratégias para o futuro da Congregação, que tem o dever imprescindível de permanecer fiel ao carisma de padre Leo Dehon. “Será especialmente necessário que a Congregação se faça presente onde a vida dói, de modo que os pobres, aqueles que não têm voz, se tornem seu tesouro, porque estão no coração de Deus”, sublinha o comunicado.

Este XXIV Capítulo Geral foi convocado quando a administração anterior estava na metade do caminho, ou seja, há muito ainda a ser realizado. Por conseguinte, não há um tema específico a ser tratado, mas é um momento útil para uma avaliação global dos objetivos a serem alcançados e dos meios para fazê-lo. Mas acima de tudo, tem um lema de referência que ajudará os membros do Capítulo no caminho do discernimento: “Com mente e coração abertos às exigências da Igreja e do mundo”, “um lema particularmente apropriado nesta época de grandes mudanças da sociedade que nos rodeia e de grandes tensões inter-religiosas que colocam em provação a presença de cristãos em vastas áreas do planeta”.

Iniciado em 14 de julho com um dia de oração – culminando com uma solene concelebração na capela da Casa Geral de Roma, presidida pelo Superior Geral Regente, Carlos Enrique Caamaño Martín – o Capítulo se concluirá em 27 de julho. Mas já no dia 22 deverão ser sido eleitos quer o novo Superior Geral como os novos conselheiros.

Fonte: Vatican News

PALAVRA DO BISPO

Dom Gorgônio

Eterna é a sua misericórdia!

FACEBOOK